Kris Costa e o mercado CG meados de 2005:
Mercado Parte 1
Eu vou citar alguns estúdios, sem nenhuma ordem específica, para onde eu provavelmente mandaria minha reel:
Eu vou citar alguns estúdios, sem nenhuma ordem específica, para onde eu provavelmente mandaria minha reel:
Filme:
ILM;
Sony Imageworks;
Disney;
Blur;
Rhythm & Hues;
Pixar
Sony Imageworks;
Disney;
Blur;
Rhythm & Hues;
Pixar
Games:
Blizzard;
EA
Blizzard;
EA
Explico um pouco. Na área de filmes de animação para cinema há muita expectativa pelo que se vê nas telas mas ao mesmo tempo a realidade que conheço contada por pessoas que trabalham/trabalharam em todos os estúdios citados aqui é bem diferente da visão romântica que temos. A grande maioria das pessoas que trabalham comigo desejam ir para a Sony Imageworks e para a Disney, devido à diversos fatores que cito logo abaixo. O que faz a experiência de trabalhar em estúdio compensar não está realacionado exclusivamente com o resultado final visto nas telas. O que faz o estúdio ser bom para se trabalhar são diversos fatores:
- Dinheiro (obviamente, principalmente se vc tem família como eu);
- Pacote de benefícios, IMPORTANTÍSSIMO (médico, dentista, aposentadoria etc);
- Overtime (horas-extra pagas);
- Carga horária (a carga horária ideal aqui é 8 horas/dia, 5 dias/semana);
- Oportunidade de trabalhar com os melhores profissionais e, consequentemente aprender mais;
- Ambiente de trabalho bacana (incluindo recreação, lanches, colegas dispostos a ajudar);
- Eventual participação nos lucros do produto final em forma de bônus (normalmente na indústria de games e também em estúdios de pequeno e médio porte. Não é comum em grandes estúdios);
- Bons projetos/clientes.
- Pacote de benefícios, IMPORTANTÍSSIMO (médico, dentista, aposentadoria etc);
- Overtime (horas-extra pagas);
- Carga horária (a carga horária ideal aqui é 8 horas/dia, 5 dias/semana);
- Oportunidade de trabalhar com os melhores profissionais e, consequentemente aprender mais;
- Ambiente de trabalho bacana (incluindo recreação, lanches, colegas dispostos a ajudar);
- Eventual participação nos lucros do produto final em forma de bônus (normalmente na indústria de games e também em estúdios de pequeno e médio porte. Não é comum em grandes estúdios);
- Bons projetos/clientes.
Tudo isso influi na escolha de um bom estúdio para se trabalhar e DEVE ser levado em consideração. Portanto, acho que há um romantismo em pensar que só porque o estúdio X ou Z tem um 'produto' legal, trabalhar no mesmo seria igualmente legal. A realidade dentro dos estúdios é bem diferente e se vc pretende trabalhar nessa indústria com profissionalismo, tudo o que falei acima pesa. Não se iludam com os estúdios somente porque alguns fazem sucesso nas bilheterias.
Outra coisa muito importante e isso diz respeito à realização pessoal: estúdios de pequeno e médio porte são muitas vezes melhores para se trabalhar porque o clima de trabalho possibilita maior integração e amizade além de permitir o que os estúdios grandes não permitem: ser criativo! Esses estúdios permitem também (e valorizam muito) que vc trabalhe em diversas coisas sem ter que ser exatamente um especialista em uma só "disciplina". Obviamente que é melhor se vc se destacar realmente em algo, mas a visão e conhecimento globais são bastante valorizados nesses estúdios. Além disso, mesmo que a grana não seja tão boa quanto nos grandes estúdios, os bônus anuais muitas vezes compensam. Quanto aos benefícios, qualquer empresa séria e já estabelecida possui um pacote ao menos razoável.
Se vc é solteiro e deseja entrar nessa área 'para aprender', certamente existem muito mais opções. Mas se vc deseja trabalhar seriamente, mantendo família e fazer carreira nessa área, tudo deve ser pesado e acabam sobrando poucos estúdios onde a experiência de se trabalhar pode ser realmente gratificante.
A realidade é uma só: se seu trabalho for BOM vc sempre terá opções e tendo opções vc poderá barganhar, ou seja, negociar um bom salário. Normalmente se um estúdio demonstra interesse em vc e vc já tem alguma outra oferta, a tendência natural é eles tentarem equiparar ou superar a oferta anterior e quem ganha é vc.
A faixa de salário varia MUITO e pode começar com 30, 35 mil dólares por ano (o que é BEM baixo), normalmente oferecido na indústria de games para artistas sem muita experiência, que paga menos do que a de cinema (exceto pelos bonus, é claro) e pode chegar até 100 mil dólares/ano se vc for realmente muito bom. Isso tudo dentro de uma carreira 'normal' (modelador, animador). Se vc chegar a ser supervisor esses valores crescem e até dobram certas vezes mas isso exige vários anos dedicados à empresa e trabalho comprovado em diversos projetos. Esses valores anuais normalmente são ainda maiores porque em períodos onde os projetos estão sendo finalizados é normal vc ficar 10 horas por dia no estúdio e isso garante um belo overtime e isso significa alguns mil dólares a mais no final do ano.
A indústria de games lhe permite criar mais. Emprestar o seu talento em diversas áreas mas, ao mesmo tempo, te exige mais tempo dentro do estúdio. É bem mais comum encontrar artistas que ficam 12, 14 horas no estúdio na indústria de games do que na de cinema.
Um grande abraço e espero que essas informações dêem uma visão mais realista e menos romântica sobre os estúdios
Mercado Parte 2
Opa,
Mercado Parte 2
Opa,
Tenho uma informação de fonte segura vinda da recruiter de um dos maiores estúdios daqui (um dos 4 que cito logo abaixo). Ela me disse que os estúdios considerados top atualmente são PIXAR, Sony Imageworks, Dreamworks e Disney. Disse que se vc entrar em um desses 4 estúdios vc tem passe quase garantido para qualquer outro estúdio. Isso acontece devido ao treinamento interno dado a quem trabalha nesses estúdios, além da experiência em grandes projetos e da cautelosa seleção dos artistas que trabalham neles. Como eu falei antes, talvez estúdios menores sejam melhores no fator satisfação pessoal e liberdade de criação mas, com toda certeza, esses 4 estúdios te garantirão um prestígio enorme em se tratando de currículo. Uma vez tendo trabalhado em algum deles, os demais normalmente tem prazer em contratá-lo, pagando uma grana acima da média. Rolam também alguns "roubos" de talentos já que alguns estúdios costumam contactar artistas do concorrente oferecendo melhores condições e normalmente uma posição de maior destaque. Se vc deseja entrar nessa área, tente em primeiro lugar conseguir o seu visto de trabalho aqui nos EUA. Depois disso o que vai abrir as portas é o seu trabalho, profissionalismo e personalidade, que inclui cooperação, proatividade, disposição, temperamento, boa vontade etc. Se o estúdio perceber essas qualidades em vc é provável que nas entrevistas que vc participar para entrar em outros estúdios os supervisores que entrevistarem vc percebam isso também, através do seu trabalho e da maneira como vc se comportar frente as perguntas que, muitas vezes, dizem mais respeito a sua vida pessoal do que propriamente trabalho.
Já vi muitos comentários sobre trabalho no exterior vindos de pessoas que nunca passaram por isso mas sempre dizem ter algum amigo que falou isso ou aquilo. Na minha opinião é muita balela sem sentido que não condiz com a realidade da indústria daqui. Estou tendo a oportunidade de trabalhar com meu diretor de animação que tem nada menos do que 10 anos de ILM, supervisores que vieram da Rythm & Hues e de filmes como Iron Giant (animação tradicional), animadores que vieram da DreamWorks, Disney, Will Winton Studios, além de alguns estudantes recém formados e bastante talentosos. O estúdio que estou trabalhando atualmente é pequeno (em relação aos que citei anteriormente, mas muito grande comparado com o que temos no Brasil em se tratando de produtoras). O valor que tenho adquirido no trabalho atual diz respeito ao valor humano já que a experiência de trabalhar com caras como esses é impagável e todos são MUITO brothers! O que falam sobre a frieza do pessoal daqui pode até rolar em outros lugares mas aqui na California, pelo que percebi nesses 8 meses é totalmente o contrário. As pessoas são dispostas a ajudar, respeitam muito seu trabalho pessoal e conquistas. Meus amigos aqui realmente apreciam a ajuda dada e apreciam mais ainda me ajudar. De fato, tenho amigos aqui que considero MUITO, alguns deles dentro dos maiores estúdios que citei acima. A diferença é que eles ou gostam de vc ou não gostam. São normalmente diretos e não finjem como já rolou em minhas experiências reais e virtuais no Brasil.
Espero poder contar mais sobre o que acontece para que os aspirantes a trabalhar profissionalmente nessa área fiquem mais cientes da realidade. Não liguem muito quando alguém falar que trabalhar aqui é ruim e isso e aquilo. Normalmente quem fala isso nunca teve essa experiência e utiliza-se do achômetro como ferramenta. Outros falam que nunca sairiam do Brasil e publicam portfolios online integralmente em inglês (?) Realmente não entendo onde esses caras querem chegar e qual o mercado estão visando mas está mais do que na hora de pararem de falar sobre o que não conhecem. Se quiserem opinião de quem está passando por isso à mais tempo, informe-se, leia textos e entrevistas de pessoas como o Leo Santos, Fausto, Carlos Saldanha. O resto é especulação.
Um fator interessante sobre os estúdios que citei acima diz respeito à União do Animadores, uma espécie de sindicato do qual alguns estúdios são filiados (Disney e Dreamworks são filiados, Pixar e Sony não). Esse sindicato te dá várias garantias e possui advogados para resolver pendengas jurídicas, apesar da grana não muito baixa cobrada para a filiação. Essa união possui um site com muita informação útil como exemplos de contrato (ILM), tabela com as médias salariais que foi conseguida através de pesquisa feita em 2003 (mas os valores não mudaram tanto assim) e dicas sobre contratação e filiação. Se tiverem interesse, acessem ao site aqui: <http://www.mpsc839.org/_Home/home_FRM1.html>
Na sessão contrato vc poderá ver uma pesquisa feita em 2003 e verificar as médias salarias nas diversas atividades que envolvem CG.
Grande abraço
Mercado Parte 3
hmmmm...discordo cara. Não é muito fácil arrumar trabalho aqui não e o motivo é um só: tem muita gente se formando em boas escolas por aqui. Com isso, a preferência vai ser sempre para os artistas daqui, já que o estúdio não terá que desembolsar alguns milhares de dólares em despesas para trazer alguém de outro país (visto de trabalho, viagem, moradia temporária algumas vezes). Posso te dizer que no Brasil é MUITO MAIS FÁCIL entrar no mercado já que o nível exigido não é tão alto e a grana paga é bem baixa. Aqui eles precisam estar convencidos de que vc vai render dividendos para o estúdio e isso significa apostar em alguém de outro país, o que é um risco para eles justamente porque gastarão uma boa grana para importar esse cara. O boom de contratações ocorre periodicamente. Normalmente entre Janeiro e Abril/Maio a coisa esquenta já que vários estúdios começam a contratar para novos projetos. São chamadas "janelas", que abrem-se para receber novos artistas e fecham-se rapidamente, assim que eles preenchem as vagas, perseguidas por uma multidão de americanos juntamente com pessoas de todo o mundo. A maneira de se conseguir mostrar algum diferencial em relação aos caras daqui é justamente a qualidade do trabalho mas, o que conta MUITOS pontos é o que vc faz com a sua carreira. Destaques, prêmios, entrevistas, publicações, tutoriais etc, tudo isso mostra a capacidade que vc tem de realizar algo do início ao fim. Mostra a sua seriedade e organização em realizar algo. Por isso não se deve usar trabalhos WIP em demo reels. Isso só serve para mostrar o quanto vc começa mas não termina algo. Conclua seus trabalhos porque isso é muito importante. Se vc tiver 2 ou 3 trabalhos finalizados isso pode ser muito mas MUITO mais importante do que 30, 40 cabeças WIP.
Eles valorizam muito essa postura de produzir material para ajudar aos demais. Mostra o quanto vc é capaz de compartilhar informação com o seu time. A apresentação do seu trabalho é importantíssima em entrevistas. Se o cara tiver um trabalho espantoso mas mostrar isso de forma pobre e desorganizada esse cara perderá o lugar para alguém com um trabalho descente mas muito mais organizado. Todos os aspectos devem ser levados em consideração e tudo faz parte da sua formação profissional.
Tudo o que era falado no Brasil sobre a maneira como eu mostro os meus trabalhos e "coleciono" os meus destaques (colocando-me como o egocêntrico, se vcs lembram) foi a coisa mais ridícula que já li nesses fóruns. Tudo o que consegui diz respeito às minhas conquistas pessoais e da maneira como "vendi" (como alguns dizem) o meu trabalho. Sempre fiz questão de dividir as coisas, como fiz com o recente tutorial do Picasso, postado no Pixolator e traduzido (em breve) para português para ajudar ao pessoal do Brasil. Isso eu fiz por gostar mesmo. Poderia ter aceitado inúmeros convites que tive para vender esse mesmo material em DVD e fazer dinheiro e não o fiz. O respeito que me falta no Brasil sobra por aqui e meu trabalho é bastante reconhecido.
Mercado Parte 3
hmmmm...discordo cara. Não é muito fácil arrumar trabalho aqui não e o motivo é um só: tem muita gente se formando em boas escolas por aqui. Com isso, a preferência vai ser sempre para os artistas daqui, já que o estúdio não terá que desembolsar alguns milhares de dólares em despesas para trazer alguém de outro país (visto de trabalho, viagem, moradia temporária algumas vezes). Posso te dizer que no Brasil é MUITO MAIS FÁCIL entrar no mercado já que o nível exigido não é tão alto e a grana paga é bem baixa. Aqui eles precisam estar convencidos de que vc vai render dividendos para o estúdio e isso significa apostar em alguém de outro país, o que é um risco para eles justamente porque gastarão uma boa grana para importar esse cara. O boom de contratações ocorre periodicamente. Normalmente entre Janeiro e Abril/Maio a coisa esquenta já que vários estúdios começam a contratar para novos projetos. São chamadas "janelas", que abrem-se para receber novos artistas e fecham-se rapidamente, assim que eles preenchem as vagas, perseguidas por uma multidão de americanos juntamente com pessoas de todo o mundo. A maneira de se conseguir mostrar algum diferencial em relação aos caras daqui é justamente a qualidade do trabalho mas, o que conta MUITOS pontos é o que vc faz com a sua carreira. Destaques, prêmios, entrevistas, publicações, tutoriais etc, tudo isso mostra a capacidade que vc tem de realizar algo do início ao fim. Mostra a sua seriedade e organização em realizar algo. Por isso não se deve usar trabalhos WIP em demo reels. Isso só serve para mostrar o quanto vc começa mas não termina algo. Conclua seus trabalhos porque isso é muito importante. Se vc tiver 2 ou 3 trabalhos finalizados isso pode ser muito mas MUITO mais importante do que 30, 40 cabeças WIP.
Eles valorizam muito essa postura de produzir material para ajudar aos demais. Mostra o quanto vc é capaz de compartilhar informação com o seu time. A apresentação do seu trabalho é importantíssima em entrevistas. Se o cara tiver um trabalho espantoso mas mostrar isso de forma pobre e desorganizada esse cara perderá o lugar para alguém com um trabalho descente mas muito mais organizado. Todos os aspectos devem ser levados em consideração e tudo faz parte da sua formação profissional.
Tudo o que era falado no Brasil sobre a maneira como eu mostro os meus trabalhos e "coleciono" os meus destaques (colocando-me como o egocêntrico, se vcs lembram) foi a coisa mais ridícula que já li nesses fóruns. Tudo o que consegui diz respeito às minhas conquistas pessoais e da maneira como "vendi" (como alguns dizem) o meu trabalho. Sempre fiz questão de dividir as coisas, como fiz com o recente tutorial do Picasso, postado no Pixolator e traduzido (em breve) para português para ajudar ao pessoal do Brasil. Isso eu fiz por gostar mesmo. Poderia ter aceitado inúmeros convites que tive para vender esse mesmo material em DVD e fazer dinheiro e não o fiz. O respeito que me falta no Brasil sobra por aqui e meu trabalho é bastante reconhecido.
Minha sugestão é, faça o seu próprio caminho tentando ser o mais profissional possível porque a indústria é muito pequena (falando daqui). Se vc acha que não mostrar os seus destaques nem mostrar o seu trabalho é um ato de "humildade", prepare-se para ser "humilde" o resto da vida e não ter chance de entrar nessa indústria
Trabalhe na sua carreira e não apenas nos seus modelos/texturas. Isso é o mais importante.
Abração!
Mercado Parte 4
O lance é diferente mesmo
O mecman me falou que a oportunidade não é nos EUA e sim na Espanha e Áustria. O mercado na Europa não é pequeno. O trabalho com CG é bastante desenvolvido em países como Espanha, França, Inglaterra e por aí vai. O grande problema é que o mercado de CG na Europa não paga uma grana muito boa no geral. Tenho alguns amigos no estúdio que vieram da inglaterra e me disseram que o custo de vida é alto e a grana é baixa por lá. Algo semelhante acontece no Canadá (fugindo um pouco da Europa, só para termos de comparação). No Canadá a grana não é muito boa para o trabalho com CG mas em compensação o custo da vida é baixo e vc consegue viver legal mesmo ganhando menos que nos EUA. Quando alguns de vocês forem convidados para trabalhar em alguma empresa nesses lugares (Europa e Canadá), fiquem muito ligados no que eu postei na minha primeira mensagem. Vejam o que eles bancam (só a grana, grana+algum tipo de benefício, transporte, ajuda com moradia etc). Analisem o trabalho prévio deles e se o estúdio é bacana o bastante para lhe garantir um portfolio respeitável, que facilite a sua vida para tentar emprego em outros estúdios futuramente. Mantenha tudo muito claro e tente extrair o máximo de informações sobre eles. Pergunte sobre visto. Tem estúdios picaretas que enrolam com isso. Não aceite DE JEITO NENHUM ir trabalhar antes deles te enviarem a papelada do visto! Se eles prometerem "venha que o visto nós providenciaremos com vc aqui porque será mais fácil". Pura cascata! Só deixe o seu país com todos os papéis aprovados e com os documentos originais do seu visto, que é vinculado à empresa que o contrata. Sem isso vc poderá ficar refém deles em um país estranho (é uma possibilidade). Só para conhecimento, se vc vier trabalhar aqui nos EUA com o visto veiculado ao estúdio X e desejar mudar de estúdio vc necessitará de um novo visto. O processo "normal" para vc o conseguir leva mais ou menos 8 meses. Se o estúdio resolver agilizar isso, eles poderão pagar uma "taxa de urgência" (uns 1000 dólares se não me engano) e esse prazo pode cair para 4 ou 5 meses. Menos do que isso é muito pouco provável. No caso de vc já estar trabalhando no exterior e receber alguma proposta para trabalhar em outro estúdio esse processo de transferência do visa de um estúdio para o outro levará entre 1 e 2 meses e estará totalmente à cargo do novo estúdio contratante.
Mercado Parte 4
O lance é diferente mesmo
O mecman me falou que a oportunidade não é nos EUA e sim na Espanha e Áustria. O mercado na Europa não é pequeno. O trabalho com CG é bastante desenvolvido em países como Espanha, França, Inglaterra e por aí vai. O grande problema é que o mercado de CG na Europa não paga uma grana muito boa no geral. Tenho alguns amigos no estúdio que vieram da inglaterra e me disseram que o custo de vida é alto e a grana é baixa por lá. Algo semelhante acontece no Canadá (fugindo um pouco da Europa, só para termos de comparação). No Canadá a grana não é muito boa para o trabalho com CG mas em compensação o custo da vida é baixo e vc consegue viver legal mesmo ganhando menos que nos EUA. Quando alguns de vocês forem convidados para trabalhar em alguma empresa nesses lugares (Europa e Canadá), fiquem muito ligados no que eu postei na minha primeira mensagem. Vejam o que eles bancam (só a grana, grana+algum tipo de benefício, transporte, ajuda com moradia etc). Analisem o trabalho prévio deles e se o estúdio é bacana o bastante para lhe garantir um portfolio respeitável, que facilite a sua vida para tentar emprego em outros estúdios futuramente. Mantenha tudo muito claro e tente extrair o máximo de informações sobre eles. Pergunte sobre visto. Tem estúdios picaretas que enrolam com isso. Não aceite DE JEITO NENHUM ir trabalhar antes deles te enviarem a papelada do visto! Se eles prometerem "venha que o visto nós providenciaremos com vc aqui porque será mais fácil". Pura cascata! Só deixe o seu país com todos os papéis aprovados e com os documentos originais do seu visto, que é vinculado à empresa que o contrata. Sem isso vc poderá ficar refém deles em um país estranho (é uma possibilidade). Só para conhecimento, se vc vier trabalhar aqui nos EUA com o visto veiculado ao estúdio X e desejar mudar de estúdio vc necessitará de um novo visto. O processo "normal" para vc o conseguir leva mais ou menos 8 meses. Se o estúdio resolver agilizar isso, eles poderão pagar uma "taxa de urgência" (uns 1000 dólares se não me engano) e esse prazo pode cair para 4 ou 5 meses. Menos do que isso é muito pouco provável. No caso de vc já estar trabalhando no exterior e receber alguma proposta para trabalhar em outro estúdio esse processo de transferência do visa de um estúdio para o outro levará entre 1 e 2 meses e estará totalmente à cargo do novo estúdio contratante.
O estúdio que está lhe contratando tem a responsabilidade por todo o processo envolvendo o seu visto. Isso inclui todos os gastos com advogados, taxas e honorários com o departamento de imigração etc. Tudo o que vc deverá fazer é seguir as instruções dadas pelos advogados que, ao longo desses meses de processo do seu visa, lhe pedirão todo o tipo de informação profissional e pessoal. Checarão se vc tem antecedentes criminais, pendências jurídicas, se vc foi envolvido com drogas, se serviu ao exército e é especialista em armas, sonegou imposto de renda, as escolas em que vc estudou/formou-se etc etc etc. Enfim, farão uma devassa na sua vida e é isso que toma tempo. Nesse ponto é muito importante ressaltar que mentira não cola! Se vc estiver em negociação com o estúdio e vc resolver inventar algo do tipo "ganhei tal e tal prêmios", "sou formado em tal coisa", "sou especialista em tal coisa", "falo tal e tal línguas fluentemente" e eles perceberem que é mentira, já que vão checar a veracidade de tudo o que for dito, vc poderá nem chegar ao final do processo. Por isso esteja 100% certo do que vc escreve sobre a sua carreira/vida pessoal. Se virem alguma mentira no seu portfolio vc pode bailar de cara.
Cartas de recomendação serão solicitadas. Elas deverão vir de seus ex-empregadores, ex-professores, profissionais conceituados da área etc. Tudo será checado e essas pessoas poderão ser contactadas para confirmação. Nesse caso será importante vc ter/manter uma boa relação com essas pessoas, afinal elas poderão te salvar nessa hora.
Outra coisa que pode acontecer é do estúdio querer essas cartas escritas em inglês e desconsiderarem as escritas em português. No meu caso específico, tive a sorte do estúdio contratar uma empresa de traduções que converteu vários dos textos, cartas e entrevistas que enviei em português.
A liberação dos vistos normalmente funciona por cotas, se não me engano anuais. O visto mais comum de trabalho nos EUA é o H1B, que lhe permite trabalhar por até 6 anos. Nesse meio tempo vc poderá tentar aplicar para o green-card, se vc deseja permanecer no país por um longo tempo. O green-card é caro (não lembro bem, mas provavelmente entre uns 5000 e 7000 dólares) e demora no mínimo 2-3 anos para ser liberado. Dependendo do estúdio, isso pode ser patrocinado por eles. É uma relação de troca onde vc garante que ficará trabalhando com eles pelo período de processamento do green-card e eles pagam o green-card para vc. É cômodo para os dois lados mas te tira a liberdade de aceitar outras oportunidades que poderão aparecer, a não ser que vc queira abdicar do green-card e nesse caso vc normalmente tem que pagar o valor que o estúdio desembolsou antes de poder deixar o estúdio.
Como eu falei das cotas e como o visa H1B é o mais comum, acaba que essas cotas acabam logo e algumas vezes torna-se difícil conseguir esse visa. Nesse caso a maneira mais rápida torna-se o visto do tipo O-1, que é o que tenho. O visto O-1 é concedido para atletas e artistas com habilidades extraordinárias (não são minhas palavras, é a descrição do visa mesmo). Isso não quer dizer que vc tem que ser gênio nem coisa alguma. Isso quer dizer que vc deverá provar que tem habilidades que o diferenciam na sua área. E como se prova isso? Tendo entrevistas publicadas, prêmios ganhos, reconhecimento de outros artistas através de cartas de recomendação, publicações em livros e/ou revistas, recordes e medalhas (no caso de atletas) etc. Aqui entra o seu "egocentrismo", guardando e publicando todos os seus prêmios e destaques para todo mundo ver.
Se essa informação puder ser encontrada em diversos sites melhor ainda, já que o seu reconhecimento torna-se mais evidente. Sem ter como provar que vc tem algum tipo de diferencial, como os exemplos acima, ficará impossível vc adquirir o O-1 e nesse caso vc deverá torcer para conseguir entrar na cota do H1B (mesmo nesse caso, se os advogados forem espertos e rápidos eles conseguirão).
Se essa informação puder ser encontrada em diversos sites melhor ainda, já que o seu reconhecimento torna-se mais evidente. Sem ter como provar que vc tem algum tipo de diferencial, como os exemplos acima, ficará impossível vc adquirir o O-1 e nesse caso vc deverá torcer para conseguir entrar na cota do H1B (mesmo nesse caso, se os advogados forem espertos e rápidos eles conseguirão).
Bem, resumindo: EUA é o lugar para se trabalhar com CG, em termos de visibilidade e salário. A região de Los Angeles é a meca da CG aqui. Em compensação, LA é mais ou menos como Sampa, onde as pessoas mais trabalham do que outra coisa. Será excelente em termos profissionais mas pode ser estressante em termos de qualidade de vida, dependendo do lugar onde vc for morar. Europa pode não dar essa visibilidade nem dinheiro mas pode te dar uma bela qualidade de vida, oportunidade de se desenvolver culturalmente, principalmente na parte artística e visão de mundo.
Cabe à você decidir qual a sua prioridade.
Grande abraço
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